Museu Nacional Ferroviário distinguido com certificado de sustentabilidade

Escrito por em 11 de Janeiro, 2024

O Museu Nacional Ferroviário é reconhecido com a distinção Biosphere Certified. Esta distinção reconhece os esforços feitos pelo Museu para cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

De acordo com a entidade auditora (Biosphere), o Museu Nacional Ferroviário revela “uma clara orientação para a sustentabilidade, não apenas ao nível do seu posicionamento e orientação, mas igualmente em termos de boas práticas efetivas” e acrescenta que “são claras as diversas ações implementadas nos diferentes pilares da sustentabilidade”.

Recorde-se de que o MNF apresentou, em maio do ano passado o “Plano de Sustentabilidade”, um trabalho pioneiro em Portugal, no que respeita ao reconhecimento do impacto do Museu no ambiente e na sociedade, e no assumir do compromisso em atingir a neutralidade carbónica, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, ratificado por Portugal em 2016.

De acordo com a equipa de gestão do Museu, “a estratégia ambiental assumida pretende contribuir para o Plano Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030, assumindo-se que o combate às alterações climáticas é um trabalho de todos e que também deve ser uma função do Museu, para garantir que as gerações futuras usufruam do Património Ferroviário Nacional.”

IMG: Museu Nacional Ferroviário (Ilustrativo).


Faixa Atual

Título

Artista