Festival de Órgão de Santarém arranca esta sexta-feira

Escrito por em 22 de Novembro, 2023

Arranca , esta sexta-feira, dia 24 de novembro, a 5.ª edição do Festival de Órgão de Santarém, uma iniciativa que se prolongará até 3 de dezembro e que pretende celebrar o vasto património organístico com variados eventos.

O primeiro concerto deste Festival está, assim, marcado para as 21h30, desta sexta-feira, e juntará em palco o compositor e performer audiovisual, Federico Dinis e o Ensemble Vocal Moços do Coro, sob direção musical de Nuno Miguel de Almeida.

O Concerto Liberdade “Tangedores de Paisagens”, combinará elementos sonoros e visuais para criar uma experiência única. A performance visual e sonora de Frederico Dinis interligará o repertório com a efeméride, inspirando-se nas primeiras experiências eletrónicas dos anos 60/70.

Já no sábado, dia 25, a iniciativa  “Free Organ Day“, vai dar ao público a oportunidade de conhecer, através de um percurso, as igrejas e os órgãos históricos do Festival, em seis distintos momentos: Catedral de Santarém (10h00); Igreja de Marvila (11h00); Igreja da Misericórdia (12h00); Igreja de Alcáçova (15h30); Igreja da Piedade (16h30) e Igreja de S. Nicolau (17h30). Trata-se de uma experiência dinamizada pelos alunos e professores de órgão do Conservatório de Música de Santarém.

Também no sábado, mas às 14h00, o organista húngaro András Gábor Virágh, para uma masterclass para organistas e para os amantes da música. Gabor Virágh atuará, também, às 21h30, na Igreja de Marvila.

IMG: Município de Santarém (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista