Coruche: Observatório vai celebrar reconhecimento da Cortiça como Património Cultural Imaterial a 29 de novembro

Escrito por em 22 de Novembro, 2023

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe, no dia 29 de novembro, uma sessão de comemoração pelo reconhecimento da tiragem da cortiça, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 29 de novembro de 2021.

A sessão de abertura vai estar a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, e Rita Bonacho, presidente da Associação de Produtores Florestais (APFC).

Do programa consta, depois, o visionamento do filme “O Cantar da Cortiça”, realizado por Tânia Prates, e uma mesa redonda vinculada ao tema “Gestão Sustentável dos Montados: A importância das boas práticas na tiragem da cortiça para a sua salvaguarda”, com representantes da APFC, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mais tarde, a partir das 10h45, será descerrada uma placa comemorativa da inscrição da tiragem e, na Herdade de Concelhos e Concelhinhos, terá lugar uma ação de plantação de sobreiros.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até 27 de novembro e podem ser efetuadas através do e-mail observatorio@cm-coruche.pt.

IMG: Município de Coruche.


Faixa Atual

Título

Artista