50 anos depois, a decisão foi tomada. O novo aeroporto vem para Samora Correia e chama-se Aeroporto Luís de Camões.

Escrito por em 14 de Maio, 2024

IMG: ASASC.

O Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, falou, esta noite, aos portugueses para anunciar a decisão do Governo, tomada também na tarde de hoje – em Conselho de Ministros – sobre a localização do novo aeroporto de Portugal.

O líder do Executivo começou por referir que o Governo decidiu “aprovar o desenvolvimento do Novo Aeroporto”, com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado, no Campo de Tiro da Força Aérea, em Samora Correia, no concelho de Benavente. Montenegro avançou, também, que a nova infraestrutura aeroportuária se vai designar de Aeroporto Luís de Camões.

Alegando que foi uma decisão fundamentada e ponderada, o Primeiro-Ministro elencou um conjunto de vantagens que tornam Alcochete como a melhor opção para a localização do novo aeroporto. Desde logo, “a garantia da expansão física; a acomodação de procura que passa para o triplo da atual; a salvaguarda da manutenção e do crescimento possível do hub da Transportadora Aérea Portuguesa e, ainda, o fomento da capacidade intermodal de todo o sistema económico”.

Nas suas declarações, Montenegro, adiantou, ainda, que o Governo decidiu determinar um plano de obras no atual Aeroporto Humberto Delgado, com investimentos que permitam uma capacidade operacional. A Infraestruturas de Portugal será, igualmente, mandatada, segundo o Governante para concluir os estudos necessários para a construção da 3.ª travessia do Tejo.

Para finalizar, Montenegro citou Camões “as cousas árduas e lustrosas se alcançam com trabalho e com fadiga” como forma de garantir que a filosofia governamental é a de não perder tempo.


Faixa Atual

Título

Artista