ASASC congratula-se com a construção de novo aeroporto em Samora Correia

Escrito por em 14 de Maio, 2024

Numa nota enviada à imprensa esta terça-feira, dia 14 de maio, a Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) “congratula-se com a decisão do Governo de Portugal de avançar com a construção do novo aeroporto nos terrenos do Campo de Tiro na Freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente.”

Na mesma nota, os dirigentes da ASASC recordam que a Associação “participou ativamente na consulta pública ao relatório preliminar da Comissão Técnica Independente (CTI), responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto.”

Estando o Campo de Tiro da Força Aérea inserido na freguesia de Samora Correia, a ASASC reitera a necessidade de ser feita justiça quando é feita referência a esta infraestrutura e não se refere o nome da cidade. “Imaginem referirmos Santuário de Ourém em vez de Fátima. A situação é idêntica. Samora Correia tem mais de 800 anos de história, com memória e um futuro promissor”, referiu o Presidente da ASASC, Nelson Lopes, nas suas intervenções.

A atual proposta aponta para uma localização em que a cidade aeroportuária ocupará terrenos de Canha e Samora Correia.

A necessidade de reajustar para sudoeste a orientação proposta para as pistas para mitigar o impacto de ruído junto das populações de Santo Estêvão defendida pela Câmara Municipal de Benavente foi acompanhada pela ASASC.

A ASASC foi a única entidade da sociedade civil presente na sessão pública onde o Município de Benavente debateu e aprovou a sua proposta de defesa do concelho em sede de consulta pública.

A ASASC alertou, também, para o cuidado a ter com os 42 mil sobreiros existentes no polígono marcado para o novo aeroporto. “Não basta o compromisso de plantar 1,5 árvores por cada abatida porque um sobreiro demora décadas a atingir a sua maturidade”, referiu o Presidente da ASASC, Nelson Lopes.

 

ASASC quer implementação de Comissão Municipal para preparar Modelo de Desenvolvimento 

A ASASC sugeriu, ainda, à Câmara Municipal de Benavente que crie uma Comissão Municipal que inclua a CMB, a freguesia de Samora Correia, Instituto de Conservação da Natureza, Entidade de Turismo, Companhia das Lezírias, associações ambientalistas, IPSS, forças de segurança, empresários e potenciais investidores, de modo a acordarem estratégias conjuntas de planeamento para preparar a região para o Futuro “qualquer que seja a localização escolhida para o novo aeroporto”.

A ideia foi lançada na sessão pública onde o Município de Benavente aprovou a proposta de participação na consulta pública.

 

Luís Montenegro fala, esta noite, ao país

O Governo reuniu-se, esta tarde, pelas 15h30, na residência oficial do Primeiro-Ministro, em São Bento, em Conselho de Ministros. O tema central da reunião terá sido a decisão da localização do novo aeroporto.

O Primeiro-Ministro vai falar ao país às 20h00.


Faixa Atual

Título

Artista