Vila Franca de Xira: Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou exposição “António 50 Anos de Humores”

Escrito por em 24 de Junho, 2024

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, na presença do Executivo Municipal e José Manuel Durão Barroso, inauguraram, no passado domingo, dia 23 de junho, a Exposição “António 50 Anos de Humores”, de António Antunes, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

O Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, deu início à inauguração pelas 15h00, enaltecendo a obra de António Antunes, um filho da terra, que segundo as suas palavras considera “um artista excecional, da luta pela liberdade de imprensa e livre pensamento”.
O protagonista, começou por agradecer a todos aqueles que tornaram possível este percurso, e que de alguma maneira fizeram parte dele, o próprio descreve a sua obra de cartoon como “desenhos que faço como quem está à janela, a ver passar o mundo”.
A última intervenção ficou guardada para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, amigo de longa data do cartoonista e grande apreciador da obra e da pessoa, a quem teceu rasgados elogios e agradeceu pela importância que tem tido no direito à liberdade, afirmando que “estraremos a aplaudi-lo e a agradecer o ser como é, livre, independente, consistente e coerente”.
Após a cerimónia, os convidados participaram de uma visita guiada, conduzida pelo próprio curador da exposição, António Antunes.
As obras expostas apresentam o legado histórico de António Antunes, capturando os momentos mais marcantes da sociedade através de sátiras humorísticas ao longo de cinco décadas. Um retrato do seu talento excecional, a sua voz incisiva e perspicaz.
A exposição ficará patente até 20 de outubro’24, no Museu do Neo-Realismo, no Celeiro da Patriarcal e na galeria “Sem Palavras” (Fábrica das Palavras), em Vila Franca de Xira.

Faixa Atual

Título

Artista