Santarém: Pecuária Extensiva é o tema central, deste ano, da Feira Nacional da Agricultura

Escrito por em 16 de Maio, 2024

IMG: Rádio Marinhais.

Entre os dias 8 e 16 de junho, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém recebe mais a 60.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA)  e 70.ª Feira do Ribatejo. O tema escolhido para a edição deste ano é a “Pecuária Extensiva”, tendo como intuito “dar relevo a uma atividade que ocupa uma área de 64% da superfície útil em território nacional e que representa inúmeras vantagens como o apoio ao sistema agroflorestal ou ao incremento qualitativo dos produtos provenientes e derivados dos animais de pasto.”

Este ano, uma das novidades implementadas pela organização fica logo à entrada principal do CNEMA onde os visitantes vão poder regressar ao início e conhecer toda a História desta feira através de uma exposição retrospetiva.

Nos Claustros, um dos espaços mais nobres do CNEMA, vão estar presentes Associações de Raças Autóctones e empresas ligadas à Pecuária que irão dinamizar iniciativas relacionadas com o sector. Também neste espaço estará patente a exposição relativa ao Concurso Fotográfico “Raças Animais Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade”, organizado pelo Polo de Inovação da Fonte Boa de Santarém do Instituto Nacional de Investigação em Atividades Veterinárias (INIAV).

Os mais novos também não são esquecidos e, este ano, terão, pela primeira vez, um espaço próprio dedicado a si. Num espaço reservado, a organização recriou um ambiente apropriado e acolhedor onde os mais pequenos  vão ter acesso a muito entretenimento e atividades educativas com foco na importância da agricultura, da alimentação e do equilíbrio do meio ambiente.

Ao longo dos nove dias de eventos haverão várias conversas que reunirão especialistas do setor e que irão abordar temas como a Pecuária Extensiva, mas não só. Por exemplo, o vinho também estará em destaque com a realização do 1.º Simpósio de Vitivinicultura do Tejo a 12 de junho.

Diversos municípios do distritos terão, também, à semelhança das edições anteriores, dias específicos na FNA. A 8 de junho, sábado, o dia é dedicado a Rio Maior e no domingo, estão em destaque Almeirim e Alpiarça. No dia 10 realce para Salvaterra de Magos, a 11 de junho (Dia de Entrada Gratuita) Coruche e Golegã, a 12 é a vez do Cartaxo, a 13 a Chamusca, a 14 Santarém, a 15 Benavente e a 16 Azambuja.

No plano musical, o destaque vai para a atuação dos Excesso a 8 de junho, no dia 9 atuam “Os Quatro e Meia”, a 14 de junho as atenções viram-se para as atuações de Diogo Piçarra e DJ Padre Guilherme. No dia 15 é David Antunes e convidados que fazem a festa.


Faixa Atual

Título

Artista