Município de Alenquer conquista dois Prémios Autarquia do Ano

Escrito por em 16 de Maio, 2024

IMG: Câmara Municipal de Alenquer.

O Município de Alenquer conquistou, no dia 9 de maio, dois Prémios Autarquia do Ano, na gala que teve lugar no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa. A Recuperação e Consolidação da Fonte Gótica de Vila Verde dos Francos levou a melhor na categoria Cultura e Património enquanto que a excelência da Requalificação Urbana e Ambiental da Frente Ribeirinha do Rio Alenquer conquistou o Grande Prémio na categoria Urbanismo e Espaços Verdes.

Nesse âmbito, o concelho Alenquer voltou a ser galardoado, à imagem do que havia sucedido em 2023 e em 2022.

O vice-presidente Tiago Pedro recebeu os galardões em nome do município e vincou que estes funcionam “como combustível para alimentar a confiança e para nos fazer continuar a trabalhar e sonhar pelo território de Alenquer”. “No caso da fonte gótica, estimada entre o século XII e XIV, o galardão tem uma importância muito assinalável porque cabe aos autarcas a responsabilidade de garantir que a identidade dos territórios é mantida. Isso faz-se também através da reabilitação do património edificado e cultural. Há que garantir que esse legado passa de geração em geração e que somos fiéis à identidade do território”, clarificou, mostrando mesmo surpreendido com a conquista do Grande Prémio pela empreitada na Frente Ribeirinha do Rio Alenquer face à concorrência de grande qualidade “de muitas autarquias com uma dimensão assinalável”.

“Levar a cabo esta obra foi, de facto, complexo. Obrigou a um grande trabalho de acompanhamento arqueológico e do planeamento das fases da obra. Significa que estamos na direção certa, a obra fez sentido para aquela zona. Prova que a leitura urbanística que foi conseguida vai ao encontro daquilo que são as boas normas de hoje da arquitetura e da reabilitação urbana, provavelmente na zona mais antiga da vila de Alenquer fora das muralhas do castelo”, considerou o vereador encarregue do planeamento dos espaços públicos.

A organização da 5.ª edição dos Prémios Autarquia do Ano foi levada a cabo pela Lisbon Awards Group e pelo jornal Eco.


Faixa Atual

Título

Artista