Projeto Bata Branca já realizou mais de sete mil consultas médicas no Concelho de Azambuja

Escrito por em 15 de Março, 2024

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

O programa “Bata Branca”, que nasceu de um acordo de colaboração celebrado entre a Cerci-Flor da Vida de Azambuja, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e o Município de Azambuja, é um serviço que veio permitir o acesso a consultas de clínica geral a todos os munícipes inscritos nas Unidades de Saúde do Concelho de Azambuja, que não tenham médico de família atribuído.

Estas consultas tiveram início em junho de 2023, no Centro de Saúde de Azambuja, e foram alargadas ao Posto Médico de Aveiras de Cima, no mês seguinte.
Entretanto, este serviço foi também reforçado com a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem.

O programa iniciou-se com o atendimento por 8 médicos e uma enfermeira, e atualmente já conta com a adesão de 12 médicos e uma enfermeira.

No final de 2023, o projeto Bata Branca contabilizava um total de 5.435 consultas médicas realizadas. No balanço desse período constam, ainda, 685 referenciações hospitalares e 366 certificados emitidos.

Este volume de atendimentos, de junho a dezembro de 2023, representa um investimento de 30.920,50 euros, por parte da Câmara Municipal.

Recorde-se ainda, que a 28 de fevereiro de 2024, teve lugar a renovação do protocolo que assegura a continuidade do projeto de cuidados de saúde designado Bata Branca, entre a Câmara Municipal de Azambuja e a Cerci-Flor da Vida. Com esta renovação, a autarquia passa a disponibilizar uma verba máxima anual de 69.600,00 € para apoiar as consultas médicas e os cuidados de saúde destinados à população do concelho sem médico de família atribuído.

Em 2024, à data de 29 de fevereiro, este projeto totalizava já o número de 2.032 consultas médicas realizadas, 226 referenciações e 275 certificados emitidos.

Recorde-se que as consultas funcionam exclusivamente de forma programada.


Faixa Atual

Título

Artista