Exposição “En.talho” em Montemor-o-Novo

Escrito por em 15 de Março, 2024

IMG: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo recebe, até 27 de abril, a exposição “En.talho”, de Eduardo Freitas.

O projeto artístico “En.talho” ganhou vida no antigo Matadouro Público de Évora, um local de importância histórica para a industrialização alimentar da cidade. Funcionando atualmente como a sede da Associação Pó de Vir a Ser – Departamento de Escultura em Pedra, o antigo Matadouro de Évora representa uma transição marcante de um edifício inicialmente pensado para o abate animal, que se converteu num ambiente imaginado para a criação artística.

Nesta exposição, recheada com peças que se devoram com os olhos, é apresentado um menu artístico irónico da Idade da Pedra ou um cardápio insólito para os adeptos da dieta paleolítica contemporânea. Entre enchidos, espetadas, hambúrgueres, lombos, costeletas, ossos e nacos de carne, todos feitos em pedras da região do Alentejo, Eduardo Freitas não apenas reforça a necessidade de se preservar a memória de lugares da cidade, mas também expressa o seu próprio interesse de manter sempre fresco a vitalidade do ato de esculpir. É neste sentido que o artista simbolicamente conserva parte do seu trabalho no interior de uma escultura/vitrine de refrigeração.

A exposição pode ser visitada, a partir de 16 de março, de terça a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. No sábado a mostra estará aberta apenas no período da tarde.


Faixa Atual

Título

Artista