Política: Governo começa hoje a ouvir partidos
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 3 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
O Governo inicia, esta quarta-feira, uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar, com vista à discussão de quatro temas centrais: o Orçamento do Estado para 2026, o conflito no Médio Oriente, a lei da nacionalidade e dos estrangeiros, e a criação de novas freguesias.
As reuniões decorrem na Assembleia da República, arrancando com o Chega às 09h00, seguindo-se o Livre às 10h30 e a Iniciativa Liberal ao meio-dia. Segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o PSD também será recebido ao longo do dia. Os restantes partidos serão ouvidos nos próximos dias, estando já agendada uma reunião com o PS para sexta-feira e outra com o PCP na próxima quarta-feira. As restantes reuniões ocorrerão “logo que a agenda o permita”, refere o Executivo.
Estarão presentes nas reuniões os ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, da Presidência, António Leitão Amaro, e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim.
De acordo com uma nota de agenda, o Governo apresentará aos partidos as suas “principais opções” para o Orçamento do Estado para 2026 e abordará igualmente a sua posição sobre o conflito no Médio Oriente, bem como alterações à lei dos estrangeiros e da nacionalidade. A criação de novas freguesias também estará em análise.