Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


País retoma a normalidade. 6,4 milhões de clientes já tem energia elétrica.

Escrito por em 29 de Abril, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

Numa nota publicada na rede social X, o Governo português adiantou que a energia elétrica já foi reposta aos 6,4 milhões de clientes do país, sendo que durante a noite não se verificaram perturbações de segurança ou de proteção civil.

Neste momento, segundo a mesma nota, o Governo aponta que apenas 800 clientes no país estão sem energia, mas por avarias não relacionadas com o apagão do dia de ontem.

Quanto ao abastecimento de água, o Governo afiança que o mesmo está a funcionar, praticamente em todo o país, registando-se apenas algumas dificuldades de pressão em alguns concelhos.

Relativamente às ligações ferroviárias, o Governo esclarece que os comboios estão a funcionar, no entanto, ainda é necessário estabilizar alguns pontos da operações onde existem perturbações causadas pela greve de 24 horas, iniciada no dia de ontem.

Relativamente ao Metro, a operação está também a “arrancar”, verificando-se uma perturbação em Lisboa relacionada com um “data center“.

Os Aeroportos, por esta altura, retomam também a normalidade, sendo que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi o que foi mais afetado pelo apagão, estimando o Governo que os fluxos possam demorar dois dias a ser normalizados.

Quanto às escolas, a indicação do Governo é que as mesmas funcionem normalmente no dia de hoje, com exceção dos casos em que pode, eventualmente, verificar-se uma situação de segurança específica.

O Governo garante, também, que, neste momento, “o fornecimento de combustíveis está normalizado e não se registaram, durante a noite, ocorrências relevantes de segurança ou de proteção civil”

Por fim, relativamente ao setor da saúde, o Governo esclarece que “os hospitais e centros de saúde estão com condições, em termos de fornecimento e abastecimento, para funcionarem normalmente”.