Município de Coruche lança apelo à população para a construção de armadilhas de combate à vespa asiática

Escrito por em 15 de Abril, 2024

IMG: Reprodução site BeeSweet.

Com a chegada da Primavera, as vespas asiáticas fundadoras saem da hibernação e começam a construir os ninhos primários de tamanho semelhante a uma bola de ténis. A captura das vespas fundadoras é, por isso, um processo importante para a redução e controlo desta espécie invasora.

Ciente disto, o Município de Coruche está a solicitar à população que possa fazer algumas armadilhas para a captura das abelhas. No folheto promocional é indicado que para tal, quem pretender apenas precisa de uma garrafa de água de 1,5 litros e fazer dois ou três furos (com um ferro quente) a 1cm do meio da garrafa. O isco a colocar deverá ser composto por 1 litro de água, 0,5 kg de açúcar branco e 25 gramas de fermento de pasteleiro. Estes ingredientes devem ser bem misturados e estas quantidades servem para 4 ou 5 armadilhas.

Os locais a colocar as armadilhas devem estar a 2 metros do solo e, preferencialmente, ser colocadas em árvores, telheiros, apiários, casas devolutas ou varandas.

A autarquia de Coruche alerta, ainda, que ao ver um ninho não o deve destruir, mas sim contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do 263 610 263.


Faixa Atual

Título

Artista