Município de Azambuja está a promover ação de formação de língua portuguesa para estrangeiros

Escrito por em 23 de Janeiro, 2024

A Câmara Municipal de Azambuja está a promover, através do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e com o Centro de Formação Profissional de Santarém, uma ação de formação de língua portuguesa destinada a estrangeiros.

Esta formação é designada Português Língua de Acolhimento (PLA) e tem a duração de 150h, em regime pós-laboral. A ação teve início no passado dia 5 de janeiro de 2024 e decorre nas instalações municipais da Casa da Juventude, em Azambuja.

Trata-se de uma formação destinada a estrangeiros, nomeadamente adultos, em situação legal, com idade igual ou superior a 18 anos, cuja língua materna não seja a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa. Este curso certifica os níveis A1 + A2 (Utilizador Elementar), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

A organização destas aulas surge para dar resposta ao elevado número de estrangeiros que vivem no Concelho de Azambuja e que procuram, diariamente, os serviços do GIP e do IEFP, com a finalidade de aprenderem a língua portuguesa de forma a integrarem-se na sociedade e conseguirem um emprego.

IMG: Pixabay (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista