Faixa Atual

Título

Artista


João Gomes Cravinho inicia visita ao Médio Oriente esta sexta-feira

Escrito por em 23 de Novembro, 2023

João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e a homóloga da Eslovénia, Tanja Fajon, iniciam esta sexta-feira uma deslocação de dois dias ao Médio Oriente, a qual passará por Israel e pela Palestina, assim como pela Jordânia e pelo Egito.

De acordo com a nota do Ministério dos Negócios Estangeiros, os dois Ministros “deslocam-se à região com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e consultas com atores na região, contribuindo para o diálogo político em curso, indispensável para responder à situação e relançar a via diplomática para a construção de uma paz duradoura e sustentável, ancorada numa solução de dois Estados.”

Os dois MNE reúnem-se, esta sexta-feira, na região sul do país, com o homólogo israelita Eli Cohen e serão recebidos, em Telavive, pelo Presidente israelita Isaac Herzog.

Ainda na sexta-feira, os dois ministros estarão em Ramallah, onde têm reunião agendada com o homólogo palestiniano, Riyad al-Maliki, e serão recebidos pelo Primeiro-Ministro, Mohammad Shtayyeh.

No sábado, o dia começa em Amã com a reunião dos dois ministros com o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros jordano, Ayman Safadi.

À tarde, já no Egito, o Ministro Cravinho e a Ministra Fajon têm reunião prevista com o homólogo Sameh Shoukry, e um encontro de cortesia com o Presidente da República, Abdel Fattah el-Sisi. Também no Cairo, os Ministros têm igualmente encontro marcado com o Secretário-Geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit.

IMG: Reprodução site Portal Diplomático.