Faixa Atual

Título

Artista


Iniciativa Med on Tour, em Alenquer, realizou 520 rastreios à população

Escrito por em 1 de Dezembro, 2023

A promoção da saúde e a deteção atempada de situações vulneráveis de quem possa não ter os cuidados clínicos primários assegurados foram os desígnios de mais a iniciativa “Med on Tour“, evento que marcou presença em todas as freguesias do concelho de Alenquer no fim de semana de 18 e 19 de novembro. Todos os interessados puderam ter acesso a rastreios gratuitos: o controlo da glicemia, da massa corporal e da pressão arterial. Em acréscimo, foram também tidos em conta exames médicos previamente realizados que resultaram, quando necessário, na renovação da prescrição do receituário. A iniciativa sucedeu com o auxílio dos alunos do curso do mestrado integrado em Medicina, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina – NOVA Medical School, acompanhados de perto por um médico de profissão, que supervisionou todos os contactos.

Num local pré-determinado ou com contacto porta a porta, todas as freguesias do concelho acolheram, sábado e domingo, os médicos em formação, auxiliaram as pessoas com que se foram deparando, pessoas essas numa faixa etária tendencialmente mais avançada. Antes, na sexta-feira, os discentes da NOVA Medical School fizeram um périplo pelos agrupamentos escolares do concelho para abordar temas diversos com alunos alenquerenses, dos distúrbios alimentares ao bullying, da educação sexual à prevenção das doenças cardiovasculares, passando pelos bons hábitos alimentares.

Durante os quatro dias da estadia no concelho, o grupo de voluntários pernoitou na Base Aérea, em Ota, e foi recebido pelo comandante Afonso Gaiolas, que explicou as várias valências do ramo militar e a relevância do papel formativo que o centro de instrução tem para o país. “Esta casa é vossa, é de Portugal, é de todos”, aferiu o coronel. Afonso Dias, em representação dos alunos, agradeceu a receção e explicou o que esteve em causa. “Os rastreios feitos ajudam não só a população, pela literacia no campo da saúde, mas leva a que faça uma prevenção geral, prevenindo mesmo uma ida ao hospital. Na nossa condição de alunos, ajuda à nossa capacitação, tomamos contacto com vários tipos de doentes, ajudando-os a tomar conhecimento das patologias. Há alunos de primeiro, segundo ou terceiro ano de Medicina. Ajuda-os na prática clínica ou também a ganhar mais empatia com os doentes, algo bastante importante no curso de Medicina”, reiterou.

Em voz ativa, a população não só disse presente como relevou a positiva resposta em prol da saúde pública. “No meu caso foi importante. Não tenho médico de família há dois anos. É bom saber como está a saúde”, referiu a paciente Margarida Franco, secundada por Graça Marques, também ela atendida presencialmente no Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro (Alenquer). “Adorei o atendimento, a simpatia e a forma como lidaram connosco. Foram espetaculares, não tenho como agradecer o carinho e atenção que nos dedicaram”, assumiu a paciente.

Da parte do município, o vereador Paulo Franco atestou o sucesso do “Med on Tour” não só pela afluência, mas também pela qualidade dos serviços prestados. “Esta é uma iniciativa incrível, que nos permite trabalhar no concelho na prevenção da doença e na promoção da saúde. Temos de agradecer à Nova Medical School, à Força Aérea na pessoa do senhor comandante Afonso Gaiolas, mas também aos médicos que acederam a supervisionar todo o processo”, exaltou.

Ao todo, nas 11 freguesias do concelho, foram realizados 520 rastreios. Além disso, estes momentos de aferição da saúde de cada munícipe levaram a 34 prescrições de medicamentos e 11 pedidos de consultas médicas que serão levados a cabo pela Unidade de Saúde Familiar Vila Presépio.

IMG: Município de Alenquer.