EPSM apresenta projeto de eletrónica em workshop internacional

Escrito por em 21 de Março, 2024

IMG: Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Ilustrativa).

Por indicação do Ciência Viva, a EPSM foi convidada para participar no workshop internacional “EU4OCEAN SPOW – Plastic pollution and working with ocean technologies“, dinamizado pelo SCIENTIX e pela European Network of Blue Schools.

A EPSM foi convidada a partilhar com escolas de todo o mundo,  o processo de desenvolvimento do projeto EPSWater,  um projeto que tem vindo a ser desenvolvido por alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando, como exemplo de boas práticas e inovação no âmbito da promoção da sustentabilidade dos oceanos junto do público escolar.

De recordar que o protótipo que está a ser desenvolvido pelos alunos da EPSM já foi premiado por duas vezes no Prémio Atlântico Júnior, um concurso lançado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e pela Ciência Viva. Em 2022, este projeto conquistou o primeiro lugar e, em 2023, já com uma versão 2.0, manteve-se no lugar no pódio com o 2.º lugar.

Este projeto, que tem vindo a ser melhorado, consiste na construção de um veículo autónomo de superfície sustentável, que permitirá monitorizar a qualidade da água. A maior vantagem deste veículo é a sua mobilidade, podendo ser utilizado nas margens dos rios portugueses. Este veículo pode também ser utilizado para ações de sensibilização, acoplando sistemas fotográficos para registo da fauna e flora da zona costeira, com a possibilidade de ser camuflado, permitindo preservar o habitat natural das espécies autóctones.


Faixa Atual

Título

Artista