De 16 a 22 de agosto todos os caminhos vão dar às Festas de Samora Correia
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 15 de Agosto, 2023
Antes mesmo do arranque oficial, no dia 16 de agosto, pelas 22h00, um Cortejo de Cavaleiros Amadores, acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS), entre a Avenida “O Século” e a Igreja Matriz da cidade deixa antever que estão a chegar as Festas pelas quais a população samorense anseia o ano inteiro. Meia hora depois, há uma procissão das velas, que continuará a ser acompanhada pela centenária banda de Samora Correia.
O dia 17 de agosto, marca o arranque das Festas que será, abrilhantado, às 00h00 com fogo-de-artifício e, como não podia deixar de ser, por uma Largada de Touros no Largo do Calvário às 00h30. Neste dia, pelas 15h00, no Palácio do Infantado, será inaugurada a exposição “A Igreja Matriz – Nossa Senhora de Oliveira: Três Séculos de Memória”. Este, sendo um dia particularmente dedicado às tertúlias, destaca-se a concentração das mesmas, pelas 15h30, na Praça da República a que se segue uma Garraiada na Praça de Touros. No que respeita ao plano musical, o destaque deste dia vai para a atuação de Miguel Azevedo.
No dia 18, tradicionalmente um dia dedicado aos emigrantes, destaca-se a atuação, às 21h30, do Grupo de Sevilhanas Sabor Flamenco a que se segue, às 23h00, um concerto com Baila Maria.
O sábado, dia 19, começa cedo com a realização, às 10h00, de uma prova de perícia de campinos que acontecerá na Herdade das Silveiras, a que se segue a prova de maneio de gado bravo e picaria à vara larga. Durante a tarde, pelas 16h00, a principal Avenida da cidade ganha mais animação com o desfile dos quatro ranchos folclóricos que atuarão, às 21h00, no Festival de Folclore.
Às 21h30 a organização começa a acender os fogareiros, a distribuir as primeiras sardinhas, o pão e o vinho para uma noite que junta, nas ruas, amigos e famílias. Neste dia, em que vale quase tudo menos levar sardinhas “no pacote”, isso só está ao alcance da artista Rosinha que anima as hostes à meia-noite.
O penúltimo dia das Festas de Samora Correia fica marcado, às 18h00, pela realização de uma Procissão com a Padroeira da cidade e restantes imagens dos outros santos pelas ruas da cidade. À noite, a partir das 22h00, são os Pearl Band, uma banda de tributo aos Pearl Jam, que animam a população e os forasteiros.
E porque a Festa se faz para graúdos, mas também para miúdos o último dia reserva um “encierrito” com bezerras pela rua da Junta de Freguesia de Samora Correia. E à noite, a partir das 23h30, se quiser “mandar beijinhos para alguém” é o autor do hit do momento “O Preço Certo”, Pedro Mafama, que encerra estas Festas.
Foto: Joaquim Júlio Abreu Correia.