Construção da nova Linha entre Évora e Elvas já tem derrapagem de mais de 38 milhões de euros

Escrito por em 15 de Dezembro, 2023

O Jornal de Negócios avançou, esta terça-feira, que a maior obra ferroviária que está a ser construída nos últimos cem anos em Portugal, ou seja os 90 quilómetros de linha entre Évora e Elvas, apresenta uma derrapagem na ordem dos 38 milhões de euros.

Segundo o mesmo jornal, os quatro contratos para construir a nova linha foram adjudicados, pelo Estado em 2019, por 339 milhões de euros, no entanto, os trabalhos complementares, o regime extraordinário de revisão de preços elevam os custos, até agora, 377 milhões.

Além do aumento verificado no custo dos contratos, a mesma fonte constatou, igualmente, que os prazos também sofreram alterações. No que diz respeito ao troço Évora Norte-Freixo o prazo para a conclusão da obra passou dos 540 dias para os 1165 ao passo que no troço Alandroal-Linha do Leste a obra já deveria estar concluída em 2021, no entanto só agora está na fase final.

Quanto ao troço Freixo-Alandroal, que tem um prazo de execução de dois anos, não se verifica, até ao momento, qualquer alteração contratual publicada. Já o sub-troço Évora-Évora Norte, que foi assinado em 2021, a obra estar concluída em julho de 2024.

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista