Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril em Salvaterra de Magos

Escrito por em 12 de Abril, 2024

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

O Município de Salvaterra de Magos vai acolher, entre os dias 20 de abril e 1 de maio, um conjunto de iniciativas, desde exposições, concertos, atividades desportivas, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

O programa arranca a 20 de abril, sábado, pelas 11h00, com o espetáculo “Cantada, a Liberdade contada” por “3 Assobios” com Hugo Sampaio e Alice Senhorinho, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos. Esta iniciativa insere-se no projeto municipal “Biblioteca em Movimento” que, mensalmente, desenvolve atividades para crianças e suas famílias.

Também nesse sábado, mas às 21h00, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, há a inauguração de uma exposição e homenagem a Francisco Cristóvão pelos 45 anos como autarca no concelho. Segue-se, pelas 21h30, o concerto com “Sebastião Antunes e Quadrilha”.

No Mercado de Cultura de Marinhais acontece a 24 de abril, pelas 14h00, a iniciativa “50 anos do 25 de abril”, no âmbito do projeto municipal “(Re) Encontros com Histórias”, destinado a utentes das IPSS’s do concelho. À noite, pelas 21h00, no mesmo espaço, terá lugar o concerto “Cantigas de Abril” com António Grencho, Elias Oliveira, Manuel Monteiro, Joaquim David e Nuno Costa.

No dia 25 de abril, pelas 10h15, haverá apontamento musical, no exterior da Escola “O Século”, pela Banda da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos, seguido da Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Auditório da Escola. No Jardim da Praça da República, em Salvaterra de Magos, estará patente uma exposição com fotografias alusivas ao 25 de abril no concelho e no país e na fachada da Biblioteca Municipal serão apresentadas telas relacionadas com os diferentes temas de conquistas de abril, assinalados pelo Município desde 2014.

Também no dia 25, mas pelas 15h00, haverá Encontro de Poetas Populares no Mercado de Cultura de Marinhais com momento musical a cargo de Tony Silva, Teatro pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Benavente – Pólo de Samora Correia e Porto Alto e momentos de Poesia.

A atividade “Iogar – Ioga a brincar” para bebés dos 19 aos 36 meses, com Cláudia Mineiro, vai animar a Biblioteca Municipal a 27 de abril, pelas 11h00, uma iniciativa que conta com inscrições gratuitas, limitadas e obrigatórias.

A Biblioteca Municipal recebe também no dia 27, mas pelas 17h00, a apresentação do livro “Para onde corre este rio” de Domingos Lobo, uma iniciativa que contará com apresentação de Fernando Dacosta.

Para o dia 1 de maio, feriado, pelas 10h00, acontece a inauguração do Campo de Padel de Foros de Salvaterra, localizado na Área de Lazer de Foros de Salvaterra, junto ao Centro Escolar.


Faixa Atual

Título

Artista