Campo de Tiro da Força Aérea, em Samora Correia, é a melhor opção para o novo Aeroporto, segundo o relatório da CTI

Escrito por em 5 de Dezembro, 2023

A Comissão Técnica Independente está, na tarde desta terça-feira, a apresentar, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o relatório preliminar com a análise das nove opções estudadas, no último ano, para a localização do futuro aeroporto da região de Lisboa. Na base da elaboração do relatório estiveram cinco critérios-chave como a segurança aeronáutica, a acessibilidade e território, a saúde humana e viabilidade ambiental, a conectividade e desenvolvimento económico e, por fim, o investimento público e modelo de financiamento.

O Campo de Tiro da Força Aérea, localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente, é a opção que reúne a pontuação máxima. Na análise da Comissão liderada por Maria do Rosário Partidário foram estudas, também, outras opções como Montijo com Portela, Portela com Montijo, Portela com Santarém, Santarém, Campo de Tiro com Portela, Portela com Vendas Novas, e, por último, Vendas Novas. A CTI deixou cair a opção Rio Frio com Poceirão.

Recorde-se de que a opção Santarém encontra-se a 91 quilómetros do atual aeroporto, Vendas Novas a 64, Poceirão a 48, Samora Correia/Alcochete a 45 e Montijo a 30.

Este é, ainda, um relatório preliminar o que significa que o documento seguirá, depois, para consulta pública durante um período de 30 dias. Só a partir daí, a CTI elaborará o relatório final.

Na apresentação deste relatório, o Governo está representado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e por Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente.

Recorde-se de que o novo Governo que sairá das eleições legislativas antecipadas, agendadas para o dia 10 de março, ficará com o ónus de decidir onde será, efetivamente, construído o novo aeroporto da região de Lisboa e também o destino da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).

IMG: Município de Benavente (Ilustrativa).

Em atualização.


Faixa Atual

Título

Artista