Bombeiros do distrito de Santarém recolheram 224 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos para reciclagem

Escrito por em 20 de Março, 2024

IMG: Electrão.

As 14 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém, que participaram na 8.ª edição do Quartel Electrão, que decorreu ao longo de 2023, recolheram um total de 224 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que foram encaminhados para reciclagem. Por este contributo para a causa ambiental as associações do distrito recebem mais de 17 mil euros em prémios.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, que deu um contributo de mais de 50 toneladas para a campanha, foi contemplada com o Prémio Regional Lisboa e Vale do Tejo (que engloba os distritos de Évora, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal). Os vencedores dos prémios regionais recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.

A iniciativa, dedicada à recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, lançada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses e conta já com 12 anos de história.

As contrapartidas financeiras entregues às associações aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, mas são atribuídos vários outros prémios. O principal é uma viatura nova de combate a incêndios, para a associação que mais resíduos recolhe a nível nacional. Este ano o primeiro prémio foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. Há também um segundo prémio no valor de cinco mil euros em equipamentos de proteção individual, seis prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas. Existe ainda um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.


Faixa Atual

Título

Artista