Associação de Municípios Portugueses do Vinho celebra 17.º aniversário a 30 de abril

Escrito por em 22 de Abril, 2024

IMG: Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai comemorar, no dia 30 de abril, o seu 17.º aniversário, na Casa do Campino, em Santarém.

Do programa comemorativo fazem parte quatro importantes momentos: a inauguração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, a eleição da Cidade do Vinho 2025 e a entrega de placas de adesão a 25 novos municípios associados.

A nova Sede Nacional da AMPV fica situada na Casa do Campino, em Santarém, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Santarém, e que é constituído por um gabinete, sala de reuniões e átrio. A inauguração da nova sede está marcada para as 19h00.

Neste dia, às 16h00, realiza-se também a reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal da AMPV para eleição da Cidade do Vinho 2025 e admissão de mais 20 novos municípios associados. No percurso da associação, não há registo da adesão de um número tão significativo de municípios no curto espaço de tempo de um trimestre, o que leva o presidente da AMPV, Luís Encarnação, a afirmar que “a AMPV está no caminho certo. Temos neste momento cerca de 140 municípios associados e somos a segunda maior associação de municípios de Portugal, a seguir à própria Associação Nacional de Municípios Portugueses. Estamos confiantes de que brevemente conseguiremos atingir o nosso objetivo de termos nesta nossa rede de trabalho 50% do total dos municípios portugueses”.

Já o secretário-geral, José Arruda, faz um balanço muito positivo do percurso da AMPV, revelando que “é com enorme satisfação que vemos a associação chegar a esta data com uma vida tão ativa e dinâmica. O vinho, o enoturismo e a gastronomia são áreas estratégicas para o nosso país, por isso, temos agregado os municípios para, em conjunto, desenvolvermos projetos e ações que valorizem e promovam todo o potencial endógeno dos territórios”, frisou, destacando como principais projetos da associação a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal (anteriormente designada de Rainha das Vindimas de Portugal), o Concurso enológico Cidades do Vinho, o Festival Nacional da Canção Rural, a atribuição do título Cidade do Vinho ou a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras.

AMPV atribuo Prémios Prestígio

Os Prémios Prestígio AMPV serão entregues nessa noite do dia 30 de abril, no decorrer do jantar comemorativo do 17.º aniversário. As entidades e personalidades distinguidas este ano são: Leonor Freitas (Prémio Personalidade do Ano), Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV), no âmbito dos 100 anos da OIV (Prémio Entidade do Ano), Museu do Pico (Prémio Museu do Vinho) e Essência do Vinho (Prémio Enoturismo).

A atribuição dos Prémios Prestígio surgiu logo na comemoração do 1.º aniversário da AMPV, e desde essa altura, todos os anos a AMPV distingue entidades e personalidades num gesto de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido nas áreas do vinho, do enoturismo e do mundo rural.


Faixa Atual

Título

Artista