Greves desta quarta-feira: quais os serviços, públicos e privados, que podem ser afetados
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 27 de Junho, 2023
Centenas de ações de protesto marcadas pela CGTP para reivindicar aumentos, deverão provocar dificuldades de funcionamento em vários serviços, entre os quais a distribuição, a saúde, a hotelaria e serviços do Estado.
Segundo a CGTP, está previsto um conjunto de ações alargadas que incluem concentrações e greves em vários setores, do público ao privado, que poderão ter impacto na indústria alimentar, indústria metalúrgica, hotelaria e no comércio, que tem agendada uma greve nacional na grande distribuição.
Na Administração Pública, a greve nacional dos enfermeiros, que começa também nesta quarta-feira, poderá afetar o setor da saúde e, nas autarquias, “onde estão marcadas mais de 50 ações de luta” os efeitos também devem ser sentidos.
Entre as ações previstas incluem-se plenários, concentrações e greves em várias câmaras municipais do país e em empresas como a Matutano, Lactogal, Nobre, lojas EDP e Grupo Altice. Estão ainda previstas manifestações em Lisboa e no Porto, com início às 15h00.
Entre outras medidas, a CGTP reivindica um aumento dos salários para todos os trabalhadores em, pelo menos, 10% com um mínimo de 100 euros e a subida do salário mínimo para 850 euros.
Fonte: Agência Lusa.