Autoridades lançam campanha “Taxa Zero ao Volante” para combater álcool na condução
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 18 de Agosto, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), lança esta terça-feira, 19 de agosto, a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, integrada no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025. A iniciativa decorre até 25 de agosto, com ações de sensibilização e operações de fiscalização em várias zonas do país.
A campanha tem como principal objetivo alertar para os perigos da condução sob o efeito do álcool. Dados revelados pela ANSR mostram que, em 2023, um em cada quatro condutores falecidos em acidentes de viação apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l, sendo que três em cada quatro destes condutores tinham níveis iguais ou superiores a 1,2 g/l, o que constitui crime. No total, 23% das vítimas autopsiadas estavam acima do limite legal de álcool.
A campanha contará com ações de sensibilização desenvolvidas pela ANSR em território continental, Açores e Madeira, realizadas em simultâneo com operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP. Estas operações irão concentrar-se em vias com maior tráfego, visando reduzir a sinistralidade e promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores.
As ações decorrerão nos seguintes dias e locais:
- 19 de agosto, às 16h30: Rotunda dos 5 F’s, Guarda;
- 20 de agosto, às 20h00: A23-Km 208,8, saída Guarda Sul;
- 21 de agosto, às 16h00: Avenida de Badajoz, Elvas (ANSR e PSP);
- 22 de agosto, às 23h00: EN18, km 172,500 – Água de Prata, Portalegre;
- 25 de agosto, às 14h00: Rotunda Alves Redol, Tomar.
As autoridades alertam que uma taxa de álcool no sangue de apenas 0,5 g/l já duplica o risco de um acidente grave ou mortal. O álcool reduz o campo visual, afeta o tempo de reação e pode provocar comportamentos de risco, como desinibição e euforia, comprometendo seriamente a capacidade de condução.
Esta é a oitava de 11 campanhas previstas para este ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização. Até ao final de 2025, serão realizadas mais três campanhas mensais com foco em temas como velocidade, uso de acessórios de segurança, telemóvel e condução de veículos de duas rodas a motor.