Viajar de graça até aos 23? Na Lezíria do Tejo, é possível.
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 25 de Julho, 2025

IMG: Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
Na Lezíria do Tejo, ser estudante significa também poder circular sem custos. A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) lançou o “Passe de Rede Jovem Lezíria”, um título gratuito de transporte público que está disponível para todos os estudantes dos 4 aos 23 anos, durante todo o ano e para qualquer deslocação dentro da região.
O título é válido nos serviços de transporte público regular e urbano, incluindo o Scalabus, em Santarém, e abrange os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
Esta medida vem reforçar o caminho que a CIMLT tem vindo a trilhar desde 2021, quando começou a comparticipar metade do valor dos passes dos alunos do ensino secundário. Em 2022, o apoio foi alargado à população em geral, com descontos de 50% nos passes rodoviários. Agora, o passo seguinte chegou: gratuitidade total para os mais jovens.
O objetivo é claro: promover a mobilidade sustentável, aliviar os encargos das famílias e aproximar os jovens do transporte público como primeira escolha. E tudo isto foi possível graças à articulação com os operadores Rodoleziria e Ribatejana, que asseguram os trajetos em toda a região.