Unidade de Cuidados na Comunidade de Santarém comemora 14 anos ao serviço da comunidade

Escrito por em 9 de Fevereiro, 2024

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santarém, recentemente integrada na Unidade Local de Saúde da Lezíria, assinalou, no passado dia 8 de fevereiro, o seu 14.º aniversário. Com uma equipa multidisciplinar, esta unidade presta cuidados de proximidade  de elevada complexidade, especializados e integrados aos utentes, famílias e grupos do concelho de Santarém, que conta com 60.800 habitantes, distribuídos por uma área geográfica de 562,60 Km2.

Esta UCC assume como missão “contribuir para a melhoria do estado de saúde da população do concelho de Santarém, com vista a obtenção de ganhos em saúde, pelo que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, e atua, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família”.

A equipa multidisciplinar é composta por enfermeiros, médico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, assistentes operacionais, assistente técnica e higienista oral.

A UCC Santarém oferece diversas respostas à sua comunidade, de acordo com o ciclo vital, onde se incluem a preparação para a parentalidade (preparação e recuperação do parto, parentalidade responsável /cantinho da amamentação), o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), o Núcleo de Apoio à Criança e Jovem Em Risco (NACJR), a Equipa de Prevenção de Violência Adultos (EPVA), o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), e o Programa Nacional de Saúde Oral (PNSO).

As respostas abrangem também o Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil (GASJ), a Equipa Comunitária de Saúde Mental, as Classes de Mobilidade e Intervenção na DPOC/Asma, a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) e a Formação de Cuidadores Formais e Informais da Pessoa Dependente.

Destaca-se ainda a aposta na melhoria contínua da qualidade, na formação e desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, assim como a integração nas diferentes parcerias de âmbito social (CLASS, NPISA, NLI, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Saúde).

Ao longo da sua atividade, a UCC Santarém tem vindo a implementar novos projetos, que consolidam áreas de intervenção comunitária consideradas prioritárias, dos quais se salientam os mais recentes: Programa de Reabilitação Respiratória, Curso de Capacitação Parental no Lactente, e Curso de Capacitação Parental na Infância.

A UCC de Santarém foi a primeira do país a obter certificação de qualidade Nível Bom pela Direção-Geral da Saúde, em março de 2018, no âmbito do programa @credita. Recentemente, foi recertificada com o mesmo nível de qualidade.


Faixa Atual

Título

Artista