ULS Médio Tejo apela à população para atualizar dados no SNS
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 15 de Julho, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo está a lançar um apelo à população para que atualize os seus dados pessoais nos Cuidados de Saúde Primários, no âmbito da campanha nacional “Para um SNS + próximo, fique + próximo”, promovida pela Administração Central do Sistema de Saúde e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Na região do Médio Tejo, cerca de 5 mil utentes têm registos incompletos no sistema de saúde, o que pode comprometer o acesso a serviços essenciais como consultas de médico de família, cuidados de enfermagem ou encaminhamentos especializados.
A partir desta semana, os utentes com dados em falta no Registo Nacional de Utentes (RNU) vão começar a receber mensagens SMS a alertar para a necessidade de se deslocarem à respetiva unidade de saúde para regularizar a situação.
A campanha estará em vigor até ao final de julho, sendo que será repetida passados 90 dias para os casos que ainda não tenham sido atualizados. A partir de janeiro de 2026, entrarão em vigor novas regras que podem limitar o acesso ao SNS para quem mantiver um registo incompleto-
A ULS Médio Tejo recorda que a atualização deve incluir dados como nome completo, NIF, morada, documento de identificação, e no caso de cidadãos estrangeiros, um título de residência válido.