Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Tomate e cebola sobem a pique: cabaz alimentar ultrapassa os 240 euros

Escrito por em 11 de Agosto, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

O preço do tomate-chucha disparou na última semana, com um aumento de 36 cêntimos por quilo. Estamos a falar de uma subida de 18%, que faz com que este hortícola esteja agora a custar 2 euros e 45 cêntimos por quilo, um valor que não se via desde maio.
Mas não é só o tomate a pesar mais no bolso. O cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste também subiu. Esta cesta de bens essenciais está agora nos 240 euros e 65 cêntimos, mais 1 euro do que na semana anterior.

Desde o início do ano, este cabaz já aumentou 4 euros e 49 cêntimos, e quando se compara com janeiro de 2022, o salto é ainda maior: são quase 53 euros de diferença para os mesmos produtos.

Além do tomate, também houve subidas expressivas noutros alimentos. O preço da cebola subiu 13%, o atum em óleo vegetal aumentou 10% e a maçã Golden ficou 9% mais cara.

A DECO PROteste tem vindo a acompanhar, todas as semanas, a evolução dos preços de 63 produtos alimentares essenciais, com base nos preços praticados nos principais supermercados online.