Tiragem da cortiça em destaque no Museu Nacional do Traje de 20 a 22 de outubro

Escrito por em 12 de Outubro, 2023

De 20 a 22 de outubro, a tiragem da cortiça, Património Imaterial que diferencia o município de Coruche, vai estar em destaque no  Museu Nacional do Traje, com a exibição da exposição “Tiragem da Cortiça: antes e depois”.

Neste período, o município de Coruche vai também marcar presença com oficinas saber- fazer protagonizadas pelos artesãos Arlindo Pirralho e António Matias, que executam demonstrações ao vivo de artesania em cortiça e tiragem da cortiça à falca. Vão, ainda, ser exibidos os vídeos “Sabias Que… Coruche, Capital Mundial da Cortiça”, realizado por Tânia Prates e produzido em 2020 pela Câmara de Coruche, e “Rostos da Aldeia – Tiradores de Cortiça de Coruche”, realizado por Tiago Cerveira e produzido em 2022 pelo projeto Rostos da Aldeia.

Esta mostra surge no âmbito do programa “Portugal Imaterial”, que se encontra a decorrer e que tem como objetivo assinalar o 20.º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI) da UNESCO.

Recorde-se de que a Tiragem da cortiça de Coruche foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, em novembro de 2021.

IMG: Município de Coruche.


Faixa Atual

Título

Artista