Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Solidariedade cumpre sonho de José Pires: angariados 8 mil euros em 10 dias para cadeira adaptada

Escrito por em 10 de Julho, 2025

IMG: Reprodução Facebook Nelson Lopes.

Graças à mobilização de dezenas de pessoas e entidades, o jogador de andebol adaptado José Primor Pires, natural de Samora Correia, vai finalmente ter a cadeira de rodas adaptada de que precisava para continuar a praticar desporto. Em apenas dez dias, a campanha solidária lançada pelo próprio com o apoio da irmã, Ana Pires, conseguiu angariar os 8.000 euros necessários – um valor alcançado através de donativos entre 1 e 2000 euros, vindos de particulares e empresas.

Tetraplégico há oito anos, José Pires nunca baixou os braços. Pai de duas meninas e conhecido pela sua resiliência, representa atualmente a equipa do Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, em Coimbra, onde também treina, no Centro de Estágios da Tocha.

Apesar da ausência de apoio estatal para a aquisição da nova cadeira de rodas – essencial para continuar a competir -, a generosidade da comunidade fez a diferença. A campanha decorreu nas redes sociais e através de várias formas de donativo, incluindo MBWay e transferência bancária, com o mote: “Não vamos cortar as pernas aos sonhos do Zé Pires.”

Na última quarta-feira, o jogador agradeceu publicamente o apoio de todos, visivelmente emocionado com a rapidez e dimensão da resposta. “Quero agradecer a todos sem excepção, ao que contribuiu com 1,00€, ao que ‘apenas’ partilhou, ao que teve uma palavra de conforto, ao simples anónimo, a sério a todos mesmo”, escreveu.

José Pires é, amanhã, 11 de julho, convidado de Edgar Correia, pelas 09h20, no programa Informação & Música.