Sindicato Independente dos Médicos chega a acordo com o Governo

Escrito por em 29 de Novembro, 2023

Depois de várias rondas negociais, realizadas ao longo de 19 meses, há, finalmente, um acordo intercalar entre o Sindicato Independente dos Médicos  e o Governo relativamente à valorização remuneratória dos médicos em 2024.

De acordo com o Sindicato, este acordo prevê aumentos salariais na carreira médica correspondentes a um mínimo de 6 níveis remuneratórios da Tabela Remuneratória Única. Serão abrangidos todos os médicos de todas as especialidades, sindicalizados no SIM. Todos os internos têm também uma valorização para 2024 entre duas a cinco vezes a prevista caso não houvesse acordo.

A título de exemplo, a remuneração base da categoria de assistente no regime de 40 horas semanais terá já em janeiro de 2024 um aumento de 14,59%, passando de 2.863,21€ para 3.280,87€.

Também os regimes de 35 horas tempo completo e de 42 horas com exclusividade terão aumentos salariais, embora com valores percentuais diferentes tendo em conta a respetiva remuneração base.

Os médicos internos da formação específica na segunda posição remuneratória terão um aumento salarial de 15,70%, sendo de 7,89% para a primeira posição remuneratória e de 5,99% para a formação geral.

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista