Seia: PJ detém suspeito de atear dois incêndios florestais
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 8 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
Através de uma nota publicada no seu sítio na Internet, a Polícia Judiciária informa que, em colaboração com o Posto Territorial da GNR de Seia, deteve no último sábado, dia 6 de setembro, fora de flagrante delito, um homem de 49 anos suspeito de ser o autor de dois incêndios florestais no concelho.
De acordo com as autoridades, os fogos terão sido provocados com recurso a chama direta, no contexto de uma alegada desavença com um vizinho. Um dos incêndios deflagrou próximo de uma habitação e o outro em vegetação espontânea, numa área com forte risco de propagação devido às características do terreno e à acumulação de troncos previamente cortados e amontoados pelo suspeito.
O alerta foi dado pelo vizinho através do 112, levando a GNR a deslocar-se ao local, identificar testemunhas e localizar o homem, que apresentava queimaduras e ferimentos ligeiros.
O caso ocorreu num período de elevado risco de incêndio, marcado por vento forte e instável, e em que já tinham ardido, até às 16h50 de sábado, 1890,15 hectares no distrito, segundo o ICNF.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial, estando o inquérito a cargo do Ministério Público da Guarda.