Saúde: Governo pede inquérito após parto na rua no Carregado
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 12 de Agosto, 2025

IMG: Madalena Silva.
O Ministério da Saúde anunciou esta terça-feira, dia 12 de agosto, ter solicitado à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a abertura de um inquérito ao caso de uma mulher que deu à luz na rua, no Carregado, concelho de Alenquer, uma situação que foi divulgada em primeira mão pela Rádio Marinhais.
Soraia, a jovem de 28 anos, grávida de alto risco por ter apenas um rim, entrou em trabalho de parto enquanto estava numa pastelaria com os pais. Após ligarem para a Linha SNS 24, foram aconselhados a ir de carro para o hospital, apesar da urgência e do risco clínico da grávida.
A família tentou contactar o 112, mas o atendimento demorou. Pouco depois, o parto aconteceu num passeio da Av. da Associação Desportiva, com a assistência imediata dos pais e a ajuda de um médico e uma enfermeira que moravam nas proximidades. Quando os bombeiros chegaram, o bebé já tinha nascido.
Os Bombeiros Voluntários de Alenquer foram accionados para o local, assim como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Torres Vedras, dado que a VMER de Vila Franca de Xira estava empenhada noutra emergência.
A grávida vinha a ser acompanhada no Centro de Saúde de Alenquer e, semanas antes do parto, solicitou transferência para a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. O pedido terá sido recusado por alegado excesso de grávidas prestes a dar à luz.
A mãe e o bebé foram posteriormente transportados para o Hospital Distrital de Santarém (HDS), uma vez que na última segunda-feira, 11 de agosto, o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) esteve encerrado.