Samora Correia: Polémica com Tiago Grila demonstrou que Carnaval não precisa de convidados de fora para ser o Maior do Ribatejo, diz Presidente da ARCAS (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 6 de Março, 2025

IMG: Paulo Vale.
Com o Enterro do Entrudo terminou a edição de 2025 daquele que se assume como o maior carnaval do Ribatejo: o de Samora Correia. A Rádio Marinhais esteve à conversa com Rúben Vicente, Presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), Rúben Vicente, que aos 102.5 FM, fez o balanço desta edição.
O Dirigente começou por explicar que, apesar a chuva que caiu e que afetou, sobretudo, o desfile de domingo não foi suficiente para demover as centenas de foliões que, mesmo com o mau tempo, desfilaram pela Avenida “O Século” e ruas adjacentes por onde passa o cortejo.
Apesar de na terça-feira, 4 de março, o S. Pedro não ter dado tréguas durante o período de manhã uma “aberta” durante a tarde permitiu que o corso saísse, também, para a rua e que satisfizesse os milhares de visitantes que se deslocaram até Samora Correia.
Para lá dos desfiles, também as noites de Carnaval, no Pavilhão da ARCAS, merecem nota positiva e são, segundo o Dirigente, a principal fonte de receita da Associação para fazer face às despesas de um Carnaval que está muito diferente – e mais exigente em termos financeiros – que noutrora.
Recorde-se, também, de que este ano, antes mesmo do Carnaval se iniciar, a organização viu-se confrontada com declarações polémicas daquele que seria o convidado do certame: Tiago Grila. O Influencer terá confessado, num PodCast onde era convidado, a autoria de um crime de atropelamento e fuga, na Amadora. Tal situação, tenha ela fundamento de verdade ou não, gerou uma onda de críticas a nível nacional e obrigou a ARCAS a “descartar” Grila.
Em tempo recorde, a coletividade teve de encontrar uma solução para substituir este convidado e encontrou-a a nível local. Joaquim Júlio Abreu Correia, pessoa muito acarinhada e estimada na freguesia, foi o escolhido e mereceu um coro de críticas positivas à ARCAS.
Escute, aqui, as declarações de Rúben Vicente: