Samora Correia em festa de 14 a 18 de agosto com tradição, música e afición
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 13 de Agosto, 2025

IMG: Nelson Lopes.
A cidade de Samora Correia, no concelho de Benavente, prepara-se para cinco dias de grande animação com as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe, que decorrem entre 14 e 18 de agosto. O programa junta manifestações religiosas, tauromaquia, folclore e concertos com nomes bem conhecidos do público.
Ainda antes da abertura oficial, esta quarta-feira, 13 de agosto, realiza-se uma oração do terço na Igreja Matriz, seguida, às 22h00, de um cortejo de Cavaleiros Amadores trajados a rigor, que acompanharão as imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e São João Batista pela Av. “O Século” até à Igreja Matriz. Às 22h30, realiza-se o tradicional Rito da Luz, com o acender das velas e uma procissão acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS).
No dia 14, quinta-feira, dedicado às tertúlias, os festejos arrancam à meia-noite, na Praça da República, com a presença das entidades oficiais. À 01h30, realiza-se um encierro noturno de vacas na Av. “O Século”, seguido da primeira Largada de Toiros, no Largo 25 de abril. Às 16h00, decorre uma garraiada de tertúlias na Praça de Toiros. A noite musical arranca às 21h45 com Bruno China, seguindo-se os concertos de Emanuel Moura (às 00h00) e Miguel Azevedo (às 01h30).
A sexta-feira, feriado, é dedicada aos Imigrantes. O dia começa com uma entrada de toiros com campinos e cavaleiros amadores, seguida de Largada de Toiros no Largo 25 de abril e na Rua Fonte dos Escudeiros. A animação continua às 21h00 com o grupo de Sevilhanas Sabor Flamenco, seguido, às 21h30, pelo concerto de Sonido Andaluz. Às 23h00, sobem ao palco os Bandidos do Cante.
No sábado, a manhã começa com tradição tauromáquica. Às 10h30, junto ao Pavilhão da ARCAS, realiza-se uma prova de perícia de campinos, seguida, às 11h30, de uma prova de maneio de gado bravo no mesmo local. Às 17h00, no Largo 25 de abril, serão entregues os prémios da prova de perícia e prestada homenagem ao Campino 2025, João Inácio “Janica”.
À noite, o folclore é protagonista com o Festival de Folclore, que contará com a participação de vários grupos de norte a sul do país, incluindo o anfitrião: o Grupo Etnográfico “Samora e o Passado”. Às 21h30, realiza-se a tradicional Noite da Sardinha Assada, com distribuição gratuita de sardinha, pão e vinho. A animação continua à meia-noite, com concerto dos ÁTOA.
No domingo, dia da padroeira, destaca-se o cortejo de campinos, marialvas e cavaleiros amadores, às 16h00, rumo ao desfile de Nossa Senhora de Alcamé. Às 18h00, sai à rua a procissão solene com a Padroeira e outras imagens pelas ruas da cidade, acompanhada pela Banda da SFUS. A noite será animada com Zé Pedro Sousa às 21h00 e Syro, às 22h00. À meia-noite, está previsto um espetáculo de fogo-de-artifício na zona ribeirinha, caso as condições permitam.
Na segunda-feira, dia dedicado à juventude, o destaque vai para o concerto dos Ritmo da Noite II, às 22h00, e para uma Corrida de Toiros, à mesma hora, na praça desmontável. Às 23h30, sobe ao palco um grupo de tributo a José Cid. As festas encerram com uma entrada de toiros, às 01h30, seguida de Largada no Largo do Calvário e Rua Fonte dos Escudeiros.