Salvaterra de Magos: No mês de março elas são rainhas. Sim, elas, as Enguias. (c/ som)
Escrito por Redação em 18 de Fevereiro, 2025

IMG: Edgar Correia / Rádio Marinhais.
O auditório do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, foi pequeno demais para todos aqueles que quiseram assistir, esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, à apresentação oficial da 29.ª edição do Mês da Enguia, uma iniciativa centrada naquelas que são as denominadas “Rainhas do Tejo”, mas que, ao longo do tempo, se tem destacado pela panóplia de iniciativas desportivas e culturais que lhe estão associadas.
Hélder Manuel Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, abriu a sessão nesta que é a sua última edição do Mês da Enguia à frente dos destinos da autarquia, uma vez que a Lei de limitação de mandatos o impede de se candidatar ao próximo ato eleitoral autárquico. Para o edil salvaterrense, o setor da restauração, apesar das dificuldades que enfrenta, continua a ser, pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos, a grande alavanca do Mês da Enguia e este ano serão 20 os estabelecimentos do concelho que vão demonstrar que as enguias podem ser confeccionadas de diferentes modos e com diversos acompanhamentos.
Para além da restauração, o Mês da Enguia tem também conseguido dar um impulso positivo ao setor da hotelaria e das atividades turísticas, nomeadamente às que estão intimamente ligadas ao Tejo. Apesar de ainda não se ter instalado uma unidade hoteleira no concelho, Hélder Manuel Esménio destaca o crescimento dos Alojamentos Locais no concelho e, este ano, juntam-se ao certame 12 unidades desta tipologia do concelho a que se soma, ainda, o Parque de Campismo do Escaroupim e, ainda, uma Unidade Hoteleira do concelho de Benavente.
Em termos culturais, Esménio destacou a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais que será inaugurada, no dia 1 de março, pelas 15h30, no Pavilhão do INATAL, em Salvaterra de Magos. Esta é uma Feira que tem, atualmente, uma abrangência territorial de Norte a Sul do país, com destaque, naturalmente, para os produtos endógenos.
No palco, este ano, brilharão, às 22h00 do dia respetivo, os Bandidos do Cante (1); Marotos da Concertina (7); Tributo aos Gipsy Kings (8); Xana Carvalho (14); Tradição D’Ouro (21); Rita Guerra (22); Bombocas (28) e, ainda, o Grupo espanhol Raya que atua a 29 de março.
A programação completa do Mês da Enguia pode ser consultada aqui.
Escute, aqui, a intervenção de Hélder Manuel Esménio durante a apresentação da 29.ª edição do Mês da Enguia: