Ricardo Fonseca, jovem promessa do atletismo, sagra-se bicampeão nacional em montanha (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 31 de Julho, 2025

IMG: Reprodução Facebook Thomar Athletics.
Nascido em Lisboa, mas com fortes raízes em Coruche, onde cresceu e viveu até recentemente, Ricardo Fonseca, de 28 anos, afirma-se como uma das promessas do atletismo nacional. A representar o Thomar Athletics, sagrou-se bicampeão nacional no passado dia 26 de julho, em Viana do Castelo, nos Campeonatos Nacionais de Montanha “Up and Down“.
Em entrevista à Rádio Marinhais, o atleta contou que a paixão pelo atletismo nasceu há quatro anos, numa fase em que procurava uma atividade física para melhorar a saúde e a forma física. Começou por frequentar o ginásio e correr por conta própria, mas o gosto pela corrida foi crescendo – e com ele a ambição de competir. Foi então que encontrou o seu primeiro treinador e iniciou um plano de treino estruturado e diário.
Desde então, tem registado uma evolução constante, competindo em várias disciplinas – estrada, corta-mato, pista e montanha – e somando títulos distritais e nacionais. Quando questionado sobre o troféu mais especial, não hesita: o Campeonato Nacional UpHill, disputado em Manteigas, onde subiu ao lugar mais alto do pódio, tem, para si, um sabor único.
Mais recentemente, voltou a destacar-se, desta vez no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde conquistou o título nacional da variante “Up and Down“. Uma vitória onde, segundo o próprio, beneficiou da sua resistência em terrenos planos, característica que lhe deu vantagem na prova.
Depois de um curto período de descanso, Ricardo Fonseca tem agora um novo objetivo no horizonte: a convocatória para o Campeonato Mundial de Corrida em Montanha, que se realizará entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025, em Canfranc-Pirineus, Espanha.
Escute, aqui, as declarações de Ricardo Fonseca à Rádio Marinhais: