Quem o avisa… siga os conselhos de segurança da PSP no âmbito das JMJ

Escrito por em 2 de Agosto, 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, informa sobre os cuidados a ter durante os eventos.

Nos principais eventos serão criados pontos de acesso, com revistas por Polícias uniformizados, pelo que é recomendada a deslocação com antecedência para evitar atrasos ou filas extensas. Na página oficial da PSP deve consultar a lista de objetos proibidos.

Durante o evento, a PSP apela a que os participantes colaborem e respeitem as indicações dos Polícias e dos voluntários e, no caso de serem detetadas desordens ou alguma situação suspeita, como mochilas abandonadas, as mesmas devem ser de imediato reportadas.

A PSP apela, ainda, aos visitantes para que protejam os seus bens, sem os abandonarem. É recomendada a não exibição de grandes quantias de dinheiro ou objetos de valor em público e a preferência por pagamento eletrónico.

Em caso de extravio ou entrega de documentos ou objetos perdidos, os participantes devem dirigir-se às “unidades móveis de atendimento” (UMA), localizadas em todos os eventos principais, ou ao posto policial mais próximo.

As autoridades recomendam que os peregrinos andem sempre em grupo, que evitem lugares mal iluminados e aglomerações em sítios exíguos, e que mantenham a calma em situações de afunilamento.

Se for vitima de crime, as autoridades apelam para que mantenha a calma e não ofereça resistência, tente fixar o maior número de características que ajudem a identificar o suspeito.

Tenha sempre o telemóvel com bateria e contactos de emergência, 112 (número europeu de emergência) ou o 21 POLÍCIA, chamada que será atendida por um Polícia do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.


Faixa Atual

Título

Artista