Programa CLDS 5G vai ter Gestor Local para atuação na infância e no envelhecimento

Escrito por em 19 de Dezembro, 2023

O Governo lançou, no dia 12 de dezembro, a 5ª geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G). A principal novidade desta edição é a introdução da figura do Gestor Local, para atuação na infância e no envelhecimento.

Este Programa é coordenado pelas autarquias locais e tem como objetivo promover a inclusão social, combater a pobreza e reforçar a coesão territorial. Na quinta edição deste programa foi criada a figura do Gestor da Infância, afeto ao núcleo local respetivo da Garantia para a Infância, que intervém junto dos agregados familiares de baixos rendimentos e com crianças.

De acordo com o Governo, estão contempladas, entre outras, ações que promovam igualdade de acesso das crianças e jovens a serviços essenciais, educação, saúde, alimentação e habitação condigna, bem como ações que promovam um acompanhamento de proximidade e a inclusão e o combate à discriminação, particularmente das crianças e jovens em situação de especial vulnerabilidade.

Para promover a autonomia, o envelhecimento ativo e a longevidade, é também criada a figura do Gestor 60+, técnico e ponto focal no diagnóstico e intervenção individualizada junto dos cidadãos idosos.

No âmbito do Emprego, formação e qualificada, outro dos eixos de intervenção do CLDS, as ações a desenvolver devem favorecer os processos de integração profissionais, social e pessoal dos desempregados, em estreita colaboração com as unidades locais do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista