Presidente da Junta de Freguesia da Raposa vai exigir explicações à Ecolezíria por mais um incêndio no aterro sanitário
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 13 de Agosto, 2025

IMG: Pedro Pinto.
Um novo incêndio deflagrou na madrugada desta quarta-feira, 13 de agosto, no Aterro Sanitário da Ecolezíria, localizado na freguesia da Raposa, concelho de Almeirim. As chamas começaram por volta das 00h27 e a situação foi dada como concluída pouco depois das 11h00, segundo os dados mais recentes da Proteção Civil.
No terreno permanecem ainda 20 operacionais apoiados por 7 viaturas, numa operação de vigilância e rescaldo.
A presidente da Junta de Freguesia da Raposa, Cristina Casimiro, reagiu ao sucedido através das redes sociais, onde agradeceu publicamente o esforço e a prontidão dos Bombeiros. No entanto, deixou duras críticas à Ecolezíria, gestora do aterro, afirmando que “deve-nos explicações e vamos exigi-las, afinal somos nós que estamos a pagar por este flagelo”.
Este não é um caso isolado. A última ocorrência semelhante teve lugar a 23 de abril, dando origem a uma petição pública que pedia a suspensão imediata do funcionamento do aterro.
A Rádio Marinhais tentou contactar o Administrador da EcoLezíria, Dionísio Mendes, e a Presidente da Junta de Freguesia da Raposa, Cristina Casimiro, mas tal contacto não foi possível até ao momento.