Presidenciais: Mais de 20 Candidatos na Corrida a Belém
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 24 de Julho, 2025

IMG: Presidência da República.
A seis meses das eleições presidenciais de janeiro de 2026, o cenário político começa a definir-se com mais de 20 candidatos assumidos e outros ainda em reflexão. Até ao momento, 15 pré-candidaturas foram oficialmente anunciadas, enquanto seis figuras públicas ponderam a sua entrada na corrida.
Entre os candidatos com apoio partidário, destaca-se António Filipe, de 62 anos, pelo Partido Comunista Português, que promete “cumprir a Constituição” e “unir os democratas”. Luís Marques Mendes, de 67 anos, é o candidato do PSD, focando-se na ética e estabilidade política. Joana Amaral Dias, de 50 anos, tem o apoio do partido ADN e posiciona-se na direita radical, contra os “globalistas”.
Dentre os independentes, Henrique Gouveia e Melo, almirante na reserva, oficializou a sua candidatura com o lema “Unir Portugal”. António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, propõe um “pacto de prosperidade”. Tim Vieira, empresário conhecido do programa Shark Tank, e André Pestana, professor e coordenador do sindicato STOP, também se destacam.
Outros nomes incluem Raul Perestrello, empresário da Madeira, Angela Maryah, “coach” internacional, e Bruno Morgado, membro da Associação dos Libertários Portugueses. Entre os repetentes estão Manuela Magno, Vitorino Silva, Orlando Cruz, Aristides Teixeira e Pedro Tinoco de Faria.
Figuras ainda em reflexão incluem António Sampaio da Nóvoa, Paulo Portas, Mariana Leitão, João Cotrim de Figueiredo, Isidro Morais Pereira e Rui Moreira.