Preço do cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste volta a descer
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 5 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
O custo do cabaz de produtos alimentares essenciais voltou a cair esta semana, somando a terceira descida consecutiva, de acordo com a mais recente análise semanal da DECO PROteste. Atualmente, o conjunto de 63 bens alimentares custa 240 euros e 56 cêntimos, o que representa uma redução de 3,74 euros em comparação com três semanas antes.
O cabaz monitorizado inclui uma variedade de alimentos indispensáveis, entre os quais carnes como peru e frango, peixes como carapau e pescada, além de frutas, legumes, laticínios, mercearias e congelados. Exemplos são cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga. Os dados são atualizados semanalmente e divulgados pela DECO PROteste, acompanhados de documentação de apoio.
Entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, a descida semanal foi de 0,61 euros, o equivalente a uma quebra de 0,25%. Desde o início de 2025, a subida acumulada é de 4,39 euros, representando uma variação positiva de 1,86%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a diferença é mais expressiva: mais 15,45 euros, ou seja, um acréscimo de 6,86%. Já desde o arranque desta monitorização, em fevereiro de 2022, o aumento total do cabaz atinge os 52,86 euros, o que representa uma valorização de 28,16%.
No entanto, nem todos os produtos seguiram a tendência de descida. Itens como o iogurte líquido, a batata vermelha e o grão cozido registaram aumentos próximos dos 10% apenas na última semana.