Porto Alto em festa até ao próximo dia 18

Escrito por em 15 de Julho, 2023

As tradicionais festas do Porto Alto, no concelho de Benavente, arrancaram, esta sexta-feira, 14 de julho, com uma largada de touros às 19h00. A novidade é a mudança de local da festa para junto da sede da AREPA e do Mercado Diário Municipal. Os festejos decorrem até terça-feira 18 de julho e encerram com uma largada de touros como manda a tradição.

Tudo é novo nesta festa. O local, o enquadramento e o recinto onde irão decorrer as largadas de touros e as provas com campinos e cabrestos.

Um palco de grande dimensão está pronto para receber já esta noite Los Romeros e no sábado Miguel Bravo. Rute Marlene e Jéssica Portugal atuam no domingo; na segunda-feira haverá Tributo aos Xutos e Pontapés com GM e os Némanus sobem ao palco no último dia e são cabeças de cartaz num programa onde o religioso e o pagão se cruzam.

As Largadas de Toiros foram confiadas à Ganadaria Dilário Cavaco de Santo Estêvão, que já somou triunfos no Porto Alto.

Os touros com mais de 450 kg irão sair em pontas para uma arena onde se irão apresentar dezenas de recortadores entre conceituados e iniciantes.

Sábado, 15 de julho, será o Dia do Campino com a noite da Sardinha Assada. Pela manhã haverá provas de perícia e de condução de jogos de cabrestos e à tarde campinos e cavaleiros integram o cortejo etnográfico com a banda da SFUS, a Fanfarra dos Bombeiros de Azambuja e ranchos folclóricos que à noite participam no festival.

Porto Alto oferece sardinha pão e vinho a todos os visitantes a partir das 21h30 num convívio animado com fado, folclore, música popular e o concerto com Miguel Bravo.

No domingo, pela manhã dezenas de motas invadem a festa para o desfile do Grupo Motard Família da Estrada, sediado no Porto Alto, seguido de uma vacada popular.

A procissão em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe tem lugar na tarde de domingo após uma cerimónia religiosa (17h30) na Capela do Porto Alto. É um momento único de devoção em que se cumprem rituais e se venera a padroeira num silencia profundo.

Todos os eventos da Festa do Porto Alto são de entrada livre e grátis.

Texto e fotos: Nelson Silva Lopes.


Faixa Atual

Título

Artista