Polícia Judiciária e Europol travam circulação de mais de 66 milhões de euros em moeda falsa
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 20 de Agosto, 2025

IMG: Canva (Ilustrativa).
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) informa que, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), participou na operação internacional “Decoy II“, uma ação coordenada com o apoio da Europol, que resultou na interceção de grandes quantidades de moeda falsa em circulação pela Europa.
Liderada por Portugal, Espanha e Áustria, e com a colaboração de autoridades de 18 países europeus, a operação visou travar o envio de notas e moedas falsificadas através dos serviços postais, tendo sido estimado um valor total de falsificações superior a 66 milhões de euros.
No decurso da operação, foram apreendidas perto de 300 encomendas contendo moeda falsa e mais de 990 mil artigos de contrafação, incluindo notas e moedas que somam mais de 280 mil euros, 679 mil dólares americanos e 12 mil libras esterlinas.
Em Portugal, as autoridades detetaram oito encomendas suspeitas provenientes do Extremo-Oriente, culminando na apreensão de mais de duas mil notas falsificadas, na sua maioria em euros, num valor total de 35.235 euros e 8.000 ienes japoneses (JPY).
A operação decorreu entre outubro de 2024 e maio de 2025, no âmbito do programa europeu EMPACT/AP SOYA, contando ainda com o apoio do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF). No seguimento das diligências, foram abertas 102 novas investigações que visam o desmantelamento de redes criminosas organizadas especializadas na falsificação de moeda.
As autoridades sublinham o papel essencial da cooperação internacional no combate ao crime económico e à proteção da integridade do sistema financeiro europeu.