Polícia Judiciária apreende mais de duas toneladas de folhas de canábis em operação no Alentejo
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 7 de Julho, 2025
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul e com a participação do INFARMED, apreendeu cerca de 2.200 quilos de folhas de cannabis sativa numa unidade de produção localizada no Alentejo, alegadamente dedicada à produção de canábis medicinal.
A operação decorreu no âmbito de mandados de busca não domiciliária e está relacionada com uma investigação que, em junho, já tinha levado à detenção de quatro indivíduos fortemente indiciados por tráfico de estupefacientes.
As diligências policiais permitiram apurar que o local, embora registado para fins medicinais, estaria a ser utilizado para fornecer produto estupefaciente a organizações criminosas, que o colocavam no mercado ilícito.
Para além das folhas de canábis embaladas em caixas e sacos, foram também apreendidas plantas “mãe” mantidas em estufa, com capacidade de produção contínua.
A investigação prossegue sob a responsabilidade da Polícia Judiciária, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, com o objetivo de apurar a dimensão total do esquema criminoso identificado