PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

Escrito por em 7 de Maio, 2024

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou, hoje, uma operação contra o narcotráfico, na cidade do Porto, na qual foram detidas sete pessoas indiciadas pela prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais e realizadas mais de 20 buscas domiciliárias e não domiciliárias.

De acordo com a PJ, a investigação decorria há quase um ano e culminou no desmantelamento de uma das mais importantes redes de tráfico de estupefacientes do norte do país. Esta abasteceria as principais redes regionais de venda ilícita de estupefacientes. Entre os detidos estão os líderes de uma das mais importantes redes de distribuição de cocaína do Grande Porto, principal abastecedora do tráfico verificado em bairros, designadamente da Pasteleira, do Cerco, de Francos e de Ramalde.

Em causa está uma estrutura criminosa organizada, com ramificações na América do Sul, que se encarregava da importação, transporte e entrega das substâncias ilícitas. O grupo, considerado perigoso, era temido pelos seus métodos violentos e pelo uso de armas de fogo.

Entre as várias situações, objeto das investigações realizadas pela Diretoria do Norte da PJ, está a apreensão pela Polícia Federal do Brasil, no Porto de Santos, no verão passado, de uma máquina agrícola que ocultava cerca de 43 kg de cocaína, pronta a embarcar com destino ao Porto de Leixões.

Neste caso, a PJ identificou os envolvidos na operação de importação desta droga, como também os investidores que a haviam encomendado.

No decurso desta operação, que contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública do Porto, foram apreendidos 10 veículos automóveis de gama alta, quatro embarcações de alta velocidade (lanchas rápidas), cerca de 50 mil euros em dinheiro, armas de fogo, munições e coletes balísticos.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação das medidas de coação.


Faixa Atual

Título

Artista