Os dias mais aguardados pelos marinhalenses – e não só – estão a chegar! Vem aí a Festa de Marinhais 2025! (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 28 de Julho, 2025
No final do mês de julho e início de agosto muitos são os que regressam, vindos do estrangeiro ou de outros pontos do nosso país, rumo à vila de Marinhais para as habituais Festas em honra de São Miguel Arcanjo. Este ano, certamente, não será diferente e os festejos iniciam-se já na quinta-feira, dia 31 de julho.
A anteceder o primeiro dia das festas – e porque também se tratam de festejos com um cariz religioso onde se exalta S. Miguel Arcanjo – acontece, quarta-feira, 30 de julho, na Capela de Marinhais, uma Missa Solene.
No dia 31, quinta-feira, os festejos iniciam-se pelas 20h00 com concentração junto à Igreja de São Miguel Arcanjo e cumprimentos às individualidades convidadas. Meia hora depois, realiza-se o habitual desfile que percorre a Estrada Nacional 367 até ao recinto das Festas. A partir das 21h00, os visitantes poderão começar a apreciar as exposições, mostras de artesanato empresas e coletividades que, durante 5 dias, farão parte destas Festas. Neste dia, o destaque vai para a atuação, pelas 21h30, do Rancho Folclórico das Fazendas de Almeirim; do Grupo de Danças “Os Avieiros” do Escaroupim e, claro, do Grupo de Danças “Os Lusitanos” de Marinhais”. Para lá do folclore e da etnografia, às 23h30 sobe a palco Vilela que promete animar o público presente com os seus ritmos de baile. A pensar nos mais novos atuam, no espaço jovem, a partir das 00h00 o DJ Emanuel e AfricanGroove.
E se o primeiro dia de festas promete muita animação, o segundo não será diferente. No primeiro dia de agosto, a partir das 21h00 sobe a palco a banda Unbroken Shadows, seguindo-se a tradicional sardinhada animada ao som de Nelson Teles. Às 22h30 sobe a palco o artista marinhalense Neiva, seguindo-se depois a banda “Sai do Chão”, com ritmos do Brasil e de tributo a Ivete Sangalo. À 01h00, os fãs de bailarico terão Jorge Palco a “tomar conta” do palco tasquinhas e, às 01h30, os mais novos vão poder divertir-se – e fazer-se ver – com uma festa neon animada pelos DJs Vassalo e Bad Monkeys.
O sábado, dia 2 de agosto, começa cedo, pelas 09h00, com um passeio de motas organizado, em parceria, pelo Núcleo Montantiqua, Moto Clube e Amigos 2 Rodas de Marinhais. Pelas 14h00, a Comissão de Festas local inicia um peditório pelas ruas da vila, que será acompanhado por bandas filarmónicas. Uma hora depois, os fãs dos “canecos” vão pôr o fígado à prova com o Rally Tascas que tem início na Repsol. Neste dia, algumas coletividades do concelho mostram, também, aquilo que de melhor sabem fazer: às 20h00 sobe a palco o Grupo de Dança da Academia de Artes “O Batuque”; às 21h00 atua a DreamDancing e às 22h00 o Grupo de Dança MC Company. Nesta noite, no plano musical David Antunes atuará pelas 23h00 e às 00h45 sobe a palco Ana Malhoa. Pelo meio, entre os concertos, haverá uma fantástica demonstração de fogo de artíficio que colocará todos de olhos postos no céu de Marinhais. A animação segue, pela noite dentro, com um baile com Tributo Popular, pelas 02h00 e, também por essa hora, no espaço jovem, começará uma noite temática, animada pelos DJs Van Gohen, Beaver e Pebe, onde todos são convidados a vir vestidos de branco.
No domingo, 3 de agosto, pelas 09h30, haverá um peditório, acompanhado por Bandas, pelas ruas da vila. A partir das 17h00, a fé e a devoção marcam o passo da edição, deste ano, destas festas, com a realização de uma Missa Solene, seguida da Procissão em Honra de S. Miguel Arcanjo. Às 19h00, há o desfile das fogaças e, às 21h00, sobe a palco a banda local Johnny Shaker Band. Depois disso, às 22h30, com o seu estilo atrevido e irreverente, sobe a palco o inconfundível Quim Barreiros, seguindo de um espetáculo com Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. Às 01h30, o baile será animado pelos Ritmo da Noite II e, também por essa hora, os DJ’s Cmike e Nandox tomam conta da cabine do espaço jovem.
No último dia das festas, pelas 10h00 há a dinamização de cavalhadas, às 18h00 realiza-se uma vacada e às 21h00 sobe a palco a classe de dança da AJ Dance Crew. Uma hora depois, atua o Duo Jorge Paulo e Susana e, às 23h00, sobem a palco os D.A.M.A. Para animar – e molhar os mais novos – a comissão de festas propõe, a partir das 00h30, uma festa da espuma. Às 02h00 será entregue a bandeira à nova comissão.
Durante cinco dias, Marinhais celebra a tradição, a música, a fé e a convivência, reunindo residentes e visitantes numa das festas mais emblemáticas da região.
Escute, aqui, as declarações de Patrícia André, Tesoureira da Comissão de Festas de Marinhais 2025 à Rádio Marinhais: