Operação Marquês: José Sócrates exalta-se com jornalistas à saída do tribunal
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 8 de Julho, 2025

IMG: Reprodução Wikipédia / José Cruz/ABr – Agência Brasil.
O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, exaltou-se esta terça-feira com os jornalistas à saída do tribunal, durante o intervalo da segunda sessão do julgamento da Operação Marquês, recusando responder a perguntas e pedindo que não lhe “berrassem aos ouvidos”.
Sem prestar declarações diretas, Sócrates voltou a criticar duramente o Ministério Público, questionando a existência de provas no processo e acusando a comunicação social de estar “feita com o sistema”. Gritou que a investigação é uma “intrujice” mantida ao longo de 10 anos com a cumplicidade dos jornalistas.
Acusado de 22 crimes – três de corrupção, 13 de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal – Sócrates é suspeito de ter recebido 34 milhões de euros em subornos. A defesa quer agora que o Tribunal de Justiça da União Europeia se pronuncie sobre a qualificação dos crimes.
As sessões têm sido marcadas por tensão, tanto com os jornalistas como com a juíza Susana Seca, que o tem advertido por se alongar nas intervenções. Sócrates tem apresentado cerca de uma centena de recursos e reclamações desde o início do processo.