Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Novo protocolo quer travar prejuízos dos javalis na produção agrícola

Escrito por em 25 de Agosto, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

O tradicional Dia de Campo InovMilho realiza-se no próximo dia 2 de setembro, a partir das 08h45, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. A edição deste ano será marcada pela formalização de um protocolo de colaboração entre várias entidades com o objetivo de reduzir os prejuízos provocados pelos javalis na agricultura.

O protocolo será assinado entre a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, Instituto de Conservação da Natureza e das Floresntas, Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Confederação dos Agricultores de Portugal e a Universidade de Aveiro, visando criar condições para a realização de ensaios experimentais. Estes ensaios permitirão avaliar a eficácia de diferentes mecanismos de exclusão e dissuasão de javalis, como redes ovelheiras, redes em L, redes eletrificadas perimetrais, proteções individuais e dispositivos sonoros, luminosos ou refletores.

Segundo Jorge Neves, presidente da ANPROMIS, no ano passado os prejuízos causados pelos javalis nas searas de milho ascenderam aos 9 milhões de euros.

O evento, promovido pelo Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo (InovMilho), é uma referência no setor agrícola nacional, promovendo a partilha de conhecimento entre produtores, investigadores e indústria.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até 28 de agosto.